terça-feira, 24 de maio de 2011

Um espaço para se viver feliz

Foi por meio de um sonho que a professora de matemática aposentada Cleuza Mourão decidiu criar o Projeto Vivendo Feliz, que funciona de segunda a sábado no salão da Paróquia Bom Pastor, no Bairro Dom Cabral. A iniciativa conta com a colaboração de várias pessoas que oferecem diversas oficinas para crianças carentes da comunidade.

Ouça Cleuza Mourão contanto sobre o seu sonho

Cleuza Mourão

Cleuza preparou esta massa e partilhou a ideia com as pessoas que já trabalhavam na igreja Ela escreveu o projeto, conseguiu reunir as pessoas para trabalhar com e para as crianças no Vivendo Feliz e começou a coordenar os trabalhos. “As crianças que estão aqui têm grandes problemas em casa. A grande maioria dos pais são usuários de droga, alcoólatras. É uma comunidade muito carente”, diz.

Em média, cerca de 60 crianças são atendidas pelo projeto que se mantém com doações das pessoas da comunidade, de instituições como o Vicariato Episcopal para a Pastoral da Arquidiocese de Belo Horizonte, que possibilitou a compra de uma geladeira e de um fogão para o projeto, e também da CNBB, através do fundos para pastorais doados pela Campanha da Fraternidade.

Segundo Cleuza, a participação das crianças é maior no sábado, já que durante a semana muitas delas estudam em tempo integral. Neste dia é oferecido oficinas de português e inglês, dança e teatro. (veja abaixo o cronograma de atividades desenvolvidas pelo projeto) Anualmente o Vivendo Feliz realiza um Festival de Talentos que reúne grupos de dança e de teatro, além dos talentos da comunidade. O tema do festival gira em torno no tema geral da Campanha da Fraternidade. Este anos, como o tema é a preservação do Meio Ambiente, todos os trabalhos desenvolvidos são voltados para a natureza. "Este ano além do festival, estamos preparando uma passeata para o dia 21 de setembro, dia da árvore, onde nós vamos reunir todas as crianças para fazer um ato de apoio a natureza, e ao mesmo tempo de conscientização. Neste dia nós vamos plantar algumas árvores aqui na praça do bairro", conta Cleuza.

O projeto que este ano completa 4 anos conta com a ajuda de pessoas como a fonoaudióloga Raquel Luiza Carvalho de Paula de Lima, que desenvolve trabalhos de escrita e oralidade com as crianças. “Eu sempre trabalhei como voluntária, sempre gostei de ajudar as pessoas”, conta. No Vivendo Feliz, Raquel atende 14 crianças todas as quartas-feiras na parte da tarde. Pela manhã ela também realiza o mesmo trabalho com as crianças da Creche Bom Pastor, também no Dom Cabral. “Quando eu estou fazendo o meu trabalho voluntário como fonoaudiólogo eu estou levando o meu recado como pessoa”, afirma.


Raquel e Ulisses durante a Oficina de Escrita e Oralidade no Vivendo Feliz

Ulisses Miguel Sobral, 11 anos, é um dos frequentadores do Projeto e é uma das crianças com quem Raquel trabalha. Ele está no 5º ano (antiga 4ª série) e diz que antes de participar do projeto tinha dificuldades para ler e aprender, e com o incentivo da mãe está sempre presente na oficina. “Minha mãe fala que é melhor para mim porque eu aprendo mais. Quando ela pequena o pai dela não deixou ela estudar, então ela me fala para aceitar todas as oportunidades”, diz.

A secretária aposentada Rita de Cássia Mendes procurava um projeto para trabalhar como voluntária quando conheceu o Vivendo Feliz. Para Rita trabalhar com as crianças é muito gratificante. “Os meninos aqui precisam de atenção e de carinho, é tudo isso que eles precisam. As vezes quando eles saem da escola, passam na minha casa só para me dar um abraço, isso é muito bom”, afirma.


Lorena Aparecida Peixoto Oliveira, 10 anos, e Larissa Nascimento dos Santos, 9 anos, participam diariamente das oficinas de artesanato do projeto. Foi no Vivendo Feliz que elas aprenderam a criar roupas para as bonecas, peças de biscuit e a pintar. “Participar do projeto é muito legal, eu gosto de brincar e de fazer todas as atividades”, conta Larissa. Já Lorena, diz que foi por meio do projeto, que além de aprender vários artesanatos, ela fez novas amizades. “Eu conhecia algumas pessoas já, mas aqui no projeto fiz novas amizades, é muito bom participar e vir aqui”, conta.

Veja o vídeo com imagens do Projeto Vivendo Feliz

Fotos: Carlos Eduardo Alvim / Música: "Aquarela - Toquinho"

Um comentário:

  1. Muito bacana sua matéria. O projeto está bem apresentado, com boas fontes e relatos. A ideia do áudio com a Cleusa foi ótima, bem como as imagens. Um abraço,

    ResponderExcluir