sexta-feira, 20 de maio de 2011

Favela na Rede

Com o advento das novas tecnologias, principalmente com a difusão das redes sociais, a informação aumentou seu potencial. As notícias, que antes eram oficializadas por meio dos veículos tradicionais de comunicação (lê-se jornal, o rádio e televisão), ganhou força e notoriedade na mão dos indivíduos. O Viva Favela foi criado em julho de 2001 pela ONG Viva Rio como uma forma de inclusão digital, democratizar as informações e criar protagonistas das notícias, a partir de correspondentes comunitários.


Esses correspondentes são os próprios moradores das favelas, que vivenciam as experiências diariamente e as relatam através de matérias, podcast, reportagens, fotos, vídeos e produtos multimídias. As experiências do site, segundo os organizadores, mostraram que o projeto além de levantar essas vozes locais, mostram que há muito mais para se contar sobre as favelas do que as histórias que a mídia "tradicional" conta diariamente em seus notíciarios.


A missão do site é o "olhar de dentro" da comunidade, reforçando as manifestações culturais, os projetos sociais e tudo aquilo que se traduz em mudanças sociais positivas para o local. No site, a violência também é descrita, mas a partir da visão do morador, que mais do que ninguém, vivencia a realidade.





Clique na imagem para acessar ao site do Viva Favela


Ao reunir as boas histórias, o Viva Favela mostra um outro lado das comunidades periféricas e quebra com todos os esteriótipos já conhecidos. Seja através do texto, da foto ou do vídeo, esses moradores ganham voz e reconhecimento, como um espaço público no qual manifestam suas contestações, seus sonhos e seus planos e provoca um olhar crítico sobre a realidade vivenciada por cada um.


- Colaboradores da notícia

Atualmente o site conta com 1184 correspondeste espalhados por todo o país e que produzem diariamente novos conteúdos. A dimensão do site não revela apenas as caracetrísticas da comunidades do Rio de Janeiro, onde inicialmente nasceu, mas graças a rede, ajuda a criar a cara dos aglomerados do Brasil, e as histórias de vida e superação das pessoas que ali moram.


O site tem o patrocínio da Petrobrás e do Governo do Estado do Rio de Janeiro e é criado em parceria com a Overmundo, um site colaborativo voltado para a cultura nacional produzida por brasileiros, em todos os lugares do mundo, e que não ganha espaço nos veículos tradicionais.


As reportagens produzidas pelos correspondentes são postadas e recebem votos pelos leitores dos blogs. Além do site, a iniciativa produz uma revista multimídia, que é abastecida com essas reportagens e que remunera o repórter colaborativo em R$170. O projeto ainda realiza cursos de formação e concursos de texto e fotografia para os participantes.


O Viva Favela 2.0 ajuda a construir uma comunidade diferente daquele que nós vemos na mídia que nos pauta. A despeito da informação, o benefício é compartilhado por todos. Ganha a sociedade que conhece o verdadeiro lado humano das favelas (longe de estigmas), e ganha os moradores dos aglomerados que neste espaço mostram o que realmente são.

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